domingo, 17 de março de 2013
Hoje me perguntaram...
Hoje me perguntaram se eu acho que o Brasil tem condições de sediar um evento esportivo tão grande como a copa. E eu respondi: Para chegar à perfeição, ainda falta muito.
O Brasil, atualmente, não está demonstrando muito interesse ou esforços para sediar um evento tão grande e de nível mundial como a copa 2014 a as olimpíadas de 2016. Eu realmente não fiquei sabendo de nenhum grande avanço nas construções dos estádios. E mesmo se evoluiu bastante, (no caso, se eu estiver desinformado) a mídia não está dando a devida publicidade para o acontecimento.
Além disso, acredito eu, após uma rápida pesquisa e reflexão sobre o assunto, que esses eventos esportivos vão trazer ainda mais prejuízos para nós. Se o nosso governo já não investe no nosso país normalmente, (quando o Brasil não precisa se preocupar com eventos mundiais sediados aqui) imagina quando ele (aliás, é a nossa atual situação) precisa investir nas adaptações dos estádios e campos para “fazer bonito” para os outros países e dar uma melhor comodidade para os atletas? Por exemplo, seria a verba da educação sendo usada para construir estádios de futebol, dinheiro da saúde sendo usados para melhorar nossos hotéis... O que sobraria para os brasileiros?
Mas não é só com as construções que devemos ficar preocupados. Tem ainda a questão da segurança, das acomodações para os turistas, da melhoria do trânsito nas grandes metrópoles... São questões que se não forem resolvidas logo, de nada vai adiantar a preocupação e os gastos com os estádios. Sem contar que os maus políticos vão aproveitar a atenção da mídia totalmente virada para os eventos para roubar ainda mais do povo, já que eles vão poder roubar tranquilamente, sem “dar muito na cara”, sem que os jornais, noticiários e a própria população deem muita atenção para o acontecido.
Mas nem tudo é tragédia. Claro que ainda vai ter o lucro com o turismo, o Brasil vai ter uma maior publicidade no exterior e nosso país será mais valorizado pelos países desenvolvidos. Serão várias vantagens. Resta saber se essas vantagens vão compensar os prejuízos. Isso só vamos saber nos próximos anos. Só nos resta esperar e rezar pelo melhor que o Brasil pode fazer.
Você é a favor do Brasil sediar a copa e as olimpíadas? Você acha que isso vai ser mais prejudicial ou lucrativo para nós? O Brasil conseguirá terminar as obras antes desses eventos? Esses eventos irão trazer consequências boas ou ruins para o nosso país?
Pela primeira vez, não darei um conselho propriamente dito, mas sim um alerta para o nosso governo: Não podemos, nesses tempos de preocupações com eventos, só nos concentrar às adaptações para impressionar os outros países. Afinal, se (Deus queira que isso não aconteça) não conseguirmos nos preparar corretamente para isso, nossa imagem vai ficar bem pior lá fora. Devemos sim nos preocupar com a copa e as olimpíadas, mas sempre colocando o nosso país em primeiro lugar. Inclusive você que está lendo esse texto. Nunca se esqueça dos problemas do seu país e busque sempre saber sobre os nossos problemas, defender o Brasil se necessário, e buscar uma solução para os problemas brasileiros. Se nós nos unirmos, o Brasil evoluirá muito mais rápido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário