quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hoje me perguntaram...






Hoje me perguntaram se jogos violentos alteram a personalidade das pessoas. Então eu respondi: depende da mentalidade da pessoa.
 Se a pessoa tiver a noção de que nem tudo que ela vê é real e pode ser praticado, seja jogando um jogo ou assistindo uma novela ou filme, nada ocorrerá com ela. Mas caso o contrário, acho que teremos um novo psicopata por aí.
 Mas os vídeos games, que tanto são taxados de culpados, são os que menos inspiram violência nos nossos adolescentes. Existem tantos filmes por aí que pregam traições, assassinatos e vingança. Coisas que também ocorrem em várias novelas, que nossos filhos assistem com tanta naturalidade e nós nem nos incomodamos. O vídeo game, muitas vezes, nada mais é que o reflexo da nossa sociedade. Nos noticiários é cada vez mais comum ver assassinatos motivados por vingança, roubos e outras trapaças cada vez mais frequentes, entre outras coisas. Para falar bem a verdade, acho que é o vídeo game que está sendo influenciado pela vida real.
 Até mesmo aqueles jogos que se passam em outras dimensões ou fantasiosos demais contem um pouco da nossa realidade. A única diferença é que bem mais exagerados. Não adianta privarmos nossos filhos dos jogos violentos se deixamos eles assistirem filmes e novelas bem piores que os games. Não adianta pensar que privando eles desse conteúdo vai aliviar a vida social dos pequenos, pois a vida real é bem mais cruel, e deixa-los iludidos pensando que tudo é perfeito e os problemas não existem vai tornar o futuro dia a dia deles bem mais difícil.
  Vocês também concordam comigo? Acham que os jogos, filmes e novelas ajudam as crianças a ficarem mais preparadas para a vida adulta? Eles realmente manipulam e influenciam nossos filhos? Essas ficam para vocês.
 Finalizando, não culpem os vídeo games dos problemas reais. Assim, quem estará confundindo vida real com fictícia será você.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário