Hoje me perguntaram se o homem realmente está evoluindo. E eu respondi: enquanto o mundo evolui, o homem regride.
Cada vez mais parece que o homem está se tornando refém da realidade em que ele vive. Parece-me que o homem está se tornando escravo da tecnologia, do dinheiro. A cada dia que passa, nos tornamos mais primitivos.
A globalização exige que o ser humano se torne cada vez mais disponível para o trabalho e menos para si próprio e para seus familiares e amigos. O intenso capitalismo e a busca desesperada por dinheiro e sucesso faz o homem pensar que está evoluindo, mas na verdade está regredindo. A mídia, cada vez mais alienante, nos faz pensar que ter cada vez mais bens materiais deixa o homem desligado de sua humanidade, se tornando uma marionete. É o homem deixando de pensar e sendo manipulado. O capitalismo, cada vez mais intolerante e ambicioso, torna o homem arrogante, frio e incompreensível. É o homem se tornando uma máquina destrutiva e insensível. A globalização, cada vez mais rápida, deixa o mundo cada vez menor, mas aumenta o nível de injustiças sociais e de exclusões sociais. É o mundo se tornando cada vez mais injusto e cruel.
Resumindo, quanto mais o homem se afasta de suas raízes e da sua humanidade, mais primitivo ele se torna. Ser evoluído não é largar a família para se dedicar totalmente ao trabalho, para ganhar um aumento mínimo no salário, ou ter acesso às melhores tecnologias. Ser evoluído é viver a vida intensamente, viver a vida ao lado de quem amamos. É reservar um tempo para conversar descompromissadamente com os amigos, brincar com os filhos, se divertir. Ser evoluído é reconhecer e aproveitar a nossa natureza humana.
Enquanto nós acharmos que ser evoluído é ser fútil, é perder tempo discutindo coisas fúteis, não evoluiremos de verdade. Comece a valorizar as coisas mais concretas, como a amor de seus familiares e amigos, deixe um pouco de lado as coisas terrenas e se dedique às coisas sentimentais. Quanto mais humilde você for, mais evoluído você será. Se você valorizar as coisas boas da vida, estará no caminho certo para a evolução.
Você se considera evoluído? Dá mais valor às coisas terrenas ou às sentimentais? Você acha que está no caminho para a evolução? O que nós, seres humanos, devemos fazer para evoluir? Reflita, por favor.
Só um conselho, para finalizar: Nunca se esqueça das coisas realmente valiosas da vida. Uma boa amizade um prazeroso descanso é bem mais valioso do que uma mala de dinheiro q um carro de luxo, afinal, as segundas estragam fáceis, as primeiras não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário